quinta-feira, 7 de julho de 2011

Áreas de Proteção permanente

Áreas de Proteção permanente

As Áreas de Proteção Permanente são topos de morros, as matas ciliares e também as encostas bastante íngrimes. Matas ciliares é a vegetação que fica ao longo das margens dos rios, na qual precisa ter, tanto de um lado como de outro, árvores que possam ajudar a proteger essa água. Hoje a área mínima que precisa ter é 30 metros de cada lado. O deputado Aldo Rebelo quer diminuir para 15 metros em rios que tenham uma largura mínima de 5 metros. Ele Alega que tendo 30 metros de área mínima afeta os pequenos produtores que tenham muita pouca área cultivável por ter que manter essa faixa de terra.
 Também querem permitir alguns tipos de plantio em áreas de encostas, como por exemplo, uva e café. Legalizar esses plantios e permitir que haja também outras culturas ali.
Muito pouco se fala sobre o código florestal na área urbana. Hoje em dia há muitos acidentes, pessoas que perdem tudo, até mesmo suas vidas por morarem em áreas de risco. Isto é um problema para a natureza, pode causar poluição das águas, causa desmatamento e também é um risco à saúde e a vida humana, pois muita gente acaba perdendo sua vida em deslizamentos e desmoronamentos.
A mata nativa ajuda a produzir água, qualidade do solo, biodiversidade, polinização, e diversos serviços ambientais que são necessários manter.



Inaiá M2

Reserva Legal

Reserva Legal

A Reserva Legal é a área da propriedade que o proprietário tem obrigação de manter com vegetação/mata nativa. Isto tudo depende do bioma em que esse proprietário esteja. E as porcentagens deixadas, irão depender estritamente deste bioma. Temos alguns exemplos para se ter uma ideia melhor, dessa Reserva Legal e das porcentagens a serem deixadas pelos proprietários sem ocorrer o desmatamento:

 Mata Atlântica: são obrigados a deixar 20% dessa área como Reserva Legal
Amazônia: a Reserva deve ser bem maior, sendo de 80%
Serrados que ficam nos estados da Amazônia: sua Reserva deve ser de 35%
Como um exemplo a ser citado, mais específico: na Amazônia como já fora visto, é obrigatório se ter 80% de mata nativa e sendo assim, restam apenas 20% que podem ser utilizados na plantação ou criação de gado.
Entretanto, há uma grande discussão em cima destas novas regras. E para isto, foi criado o Novo Código Legal, inserido também na Reserva Legal. O que esta sendo proposto é de que cada estado pudesse definir o tamanho desta Reserva. O relator do projeto alega, em relação à proposta do Novo Código Florestal, que os proprietários que tenham uma área de até 4 módulos florestais não necessariamente precisem recuperar a área da Reserva Legal que já tenho sido desmatada anteriormente.
Então, isso está ocorrendo por causa de uma quantidade muito grande de proprietários que já não possuem mais uma Reserva Legal, ou também, que já tenham desmatado no passado. Argumentam que se torna muito caro recompor essa mata nativa, pelo mínimo de estrutura a ser formulado, o que demanda recursos.





Júlia M2