As Áreas de Proteção Permanente são topos de morros, as matas ciliares e também as encostas bastante íngrimes. Matas ciliares é a vegetação que fica ao longo das margens dos rios, na qual precisa ter, tanto de um lado como de outro, árvores que possam ajudar a proteger essa água. Hoje a área mínima que precisa ter é 30 metros de cada lado. O deputado Aldo Rebelo quer diminuir para 15 metros em rios que tenham uma largura mínima de 5 metros . Ele Alega que tendo 30 metros de área mínima afeta os pequenos produtores que tenham muita pouca área cultivável por ter que manter essa faixa de terra.
Também querem permitir alguns tipos de plantio em áreas de encostas, como por exemplo, uva e café. Legalizar esses plantios e permitir que haja também outras culturas ali.
Muito pouco se fala sobre o código florestal na área urbana. Hoje em dia há muitos acidentes, pessoas que perdem tudo, até mesmo suas vidas por morarem em áreas de risco. Isto é um problema para a natureza, pode causar poluição das águas, causa desmatamento e também é um risco à saúde e a vida humana, pois muita gente acaba perdendo sua vida em deslizamentos e desmoronamentos.
A mata nativa ajuda a produzir água, qualidade do solo, biodiversidade, polinização, e diversos serviços ambientais que são necessários manter.