ANÁLISE - MEIO AMBIENTE
RETROSPECTIVA - “Chuvas e deslizamentos mudam a geografia da região serrana do Rio de janeiro em janeiro de 2011”
Fazendo uma análise breve e simples poderíamos culpar governos por serem omissos na fiscalização das formas de ocupação e apropriação irregular e predatória da natureza pelo homem que, também, em nome de um desenvolvimento não sustentável polui o ambiente gerando um desequilíbrio do clima global.
O clima em desequilíbrio tem conseqüências e se manifesta de diferentes formas em diferentes espaços geográficos como, estiagens prolongadas como a que ocorreu no Rio Grande do Sul, principalmente na metade sul ou excesso de chuvas no Sudeste do Brasil e na Austrália. Entretanto, o fato natural mais trágico, noticiado e que provocou a maior destruição de todos os tempos ocorreu na região serrana do Rio de Janeiro com chuvas acompanhadas de deslizamento de lama, com assoreamento de rios e soterramentos num saldo de mais de 800 mortos.
A geomorfologia e forma de ocupação da região contribuiu para a tragédia deixando a imagem de dor,de indignação e de reflexão.Dor, pela solidariedade e pelo sentir-se no lugar das pessoas atingidas. A indignação, no momento, não passou desapercebida. Milhões de brasileiros são obrigados a pagar altos valores para a Receita Federal e no momento da tragédia contata-se que a Defesa Civil deixa a desejar, é impotente e despreparada além da anuência das autoridades competentes para com o crescimento urbano anômalo.
O fato trágico remete à reflexão sobre o modelo capitalista onde predomina a “lei da oferta e da procura”,no qual, o poder hegemônico se apropria dos meios de comunicação de ponta para, através da mídia, promover uma sociedade consumista e um crescimento econômico a qualquer preço.
Pergunto:
1) Como o homem, ao longo da história, vem se apropriando da natureza?
2) Como está ocorrendo o crescimento urbano? Existe ou não Plano Piloto? Para que serve então?
3) Será que há tanta necessidade de urbanizar morros, encostas e várzeas inundáveis?
4) Tormentas, chuvas duradouras seriam a conseqüência de uma atmosfera superaquecida pela emissão de gases de efeito estufa?
5) Que Planeta estamos preparando para as futuras gerações? Um Planeta exaurido? Dá para imaginar?
6) Estamos comprometidos com a causa sócio-ambiental? De que forma?
A tragédia mudou a geografia da região. Qual é tua opinião?
GLOSSÁRIO
1) Defesa Civil
No Brasil, é o conjunto de ações preventivas, assistenciais, reconstrutivas, de socorro com o objetivo de evitar ou prevenir ou minimizar os desastres, preservando o moral da população e restabelecer a normalidade social.
2) Estado de Direito
Significa que nenhum presidente ou cidadão comum, está acima da lei. Os governos democráticos exercem a autoridade por meio da lei e estão, eles próprios, sujeitos aos constrangimentos impostos pela lei.O Estado de Direito expressa a vontade do povo.
A sociedade deve tomar muito cuidado, pois pequenas alterações na natureza podem levar à resultados catastróficos!
ResponderExcluirConcordo com o que o "JR" comentou e acrescento que: no Brasil os unicos culpados pelas mortes de centenas de pessoas em deslizamentos de terra são os própios moradores e os encarregados da Defesa Civil, pois com certeza ja sabem que o local tem um alto risco de desmoronamento, e que deve ser evacuado, e sem esse cuidado e atenção, acaba ocasionando assim muitos óbitos, e isso só acontece não por falta de verba ou tecnologia, pois taxas e juros eles sabem cobrar, mas não sabem retribuir o nosso esforço.
ResponderExcluirRenan Wendt, M2
Concordo com o Antônio, muitos dos fenômenos que hoje observamos e sofremos devem-se a alterações sem prévio ou adequado planejamento, o que vem desestabilizando o meio ambiente e ocasionando sérios problemas que, como uma bola de neve, vão se alastrando pelas mais diversas partes do mundo.
ResponderExcluirCláudia
ANÁLISE - MEIO AMBIENTE
ResponderExcluir1) Vem se apropriando de tudo que ela oferece, no meu ponto de vista, tanto das matas, animais, remédios, água doce e diversos benefícios da biodiversidade. Porém isso vem acontecendo em excesso, assim prejudicando o meio em que vivemos.
2) O crescimento urbano está acontecendo de forma muito acelerada. Aumenta a economia de um país, porém com o crescimento, aumenta o número de carros, fábricas, assim aumentando a poluição. No momento não, mas o governo está estudando para implantar um plano piloto nas maiores cidades do Brasil, um exemplo disso é a capital Brasília.
3)Não. Pois se isso acontece, vem as chuvas, aí se ouve falar nos deslizamentos, que vem ocorrendo muito nas regiões serranas, como RJ e tbm SC, causando prejuízos e muitas mortes. Já em várzeas, ocorre ao contrário, o efeito da chuva causa alagamentos, assim ocasionando-se grandes inundações de casas, carros... gerando transtornos e grandes prejuízos.
4)Acredito que sim. Pois o efeito estufa vem se agravando, causando chuvas duradouras... em consequência de uma atmosfera superaquecida.
5)Nossas gerações futuras irão sofrer o que estamos fazendo de mal hoje. Uma delas pode ser a falta de água, falta de matas, e uma fauna arrasada.
6)Acredito que sim. Cada um fazendo sua parte, contribuindo para um mundo melhor. Mudou completamente, e várias vezes. Pois no começo o que se tinha lá era mata verde, durante os anos foi se construindo, casas, edifícios, assim destruindo o relevo natural, logo veio a chuva, e os deslizamentos, ocasionou se em um novo relevo, cheio de entulhos, pessoas desalojadas, e váris mortes. Acredito que o governo deve criar um novo modelo de planejamento e urbanização para as cidades com um alto índice de cerras.
Darlei M2 :]
Sem ofensa, mas sou a favor de uma nova era glacial se possível, assim o planeta resolveria todos os seus problemas.¬¬
ResponderExcluirSe os países mais poluentes como Japão e Estados Unidos diminuíssem a produção com suas usinas nucleres, atrasariamos um pouco mais o que está por vir :/
ResponderExcluirO ser humano está colhendo o que plantou desde os primórdios de sua civilização, isso é fato. Fenômenos como esse estão ficando cada vez mais comuns, pois o homem não dá importância alguma para o meio ambiente e depois sofre as terríveis consequências. A hora de fazer um planejamento digno e parar de destruir sem olhar o que está sendo destruído já passou faz tempo, o problema é que o capitalismo impede que as pessoas "vejam" isso. ^^
ResponderExcluirBruno Bracht nº 5
O planeta esta se rebelando contra o homem... o homem ao longo da historia vem desmatando, queimando, destruindo, fazendo de tudo para obter lucros, e o resultado esta aparecendo. Estes tipos de fenomenos estao cada vez mais comuns, temos como exemplo claro, o RS, SC, RJ...
ResponderExcluirO grande problema eh que o homem somente visa o lucro... esta na hora de acordarmos para a vida...
THIARLES PRILL, 25